Resíduos Sólidos: Prefeito de Lagoa da Confusão se reúne com MPE- TO

14/03/19

O prefeito de Lagoa da Confusão, Nelsinho Moreira, recebeu hoje, 13, em seu gabinete, a visita do Promotor de Justiça, Francisco Brandes Júnior, responsável pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Alto e Médio Araguaia.

Durante o encontro, foram discutidas as questões referentes à administração dos resíduos sólidos do município. O problema de uma gestão adequada do aterro sanitário em Lagoa da Confusão é antigo, e se arrasta há anos.

Encontrar alternativas viáveis e definitivas a respeito da política de resíduos sólidos sempre foi uma preocupação da atual gestão. Nesse sentido, já foi possível melhorar de forma considerável a acomodação do lixo no aterro.

Providências

Desde a semana passada o local passa por uma limpeza e reorganização do lixo. Lembrando que a demanda de Lagoa da Confusão é grande e crescente, comprometendo ainda mais a administração destes resíduos.

Plano de Saneamento

A Prefeitura de Lagoa da Confusão protocolou junto a Câmara Municipal de Vereadores, um Plano de Saneamento Básico, que contempla quatro importantes eixos: água, esgoto, resíduos sólidos e macro drenagem e tem como objetivo definir as diretrizes de atuação do setor.

A elaboração, aprovação e execução deste plano segue uma exigência da justiça e é resultado de uma reunião ocorrida no final do ano passado entre os representantes dos municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia e Rosalândia, além do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual - MPE.

Considerado como um alto investimento, a atual gestão analisa uma série de possibilidades para a solução do problema, entre elas a criação de um consórcio contemplando os municípios vizinhos - presentes na reunião - terceirização dos serviços, implementação de coleta seletiva.

O próximo importante passo é a aprovação deste Plano de Saneamento Básico pelo legislativo municipal.