Janeiro Roxo soma resultados positivos em Lagoa da Confusão

31/01/20

Durante o mês de Janeiro, a Prefeitura de Lagoa da Confusão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha Janeiro Roxo, mês direcionado a Luta Contra Hanseníase.

Com o objetivo de diagnosticar casos novos e levar informações sobre a hanseníase, a Secretaria realizou uma série de ações, entre elas: capacitações dos profissionais de saúde, divulgação sobre a doença, sintomas e tratamento, e também um dia D, realizado no último dia 25, na cidade e no último dia 29, no assentamento Loroty. Na ocasião, ocorreram consultas médicas e avaliações dermatoneurologicas, palestras com equipe do NASF e vacinação.

Resultados

Foram realizados quase 30 atendimentos e vacinadas cerca de 25 pessoas. 7 novos casos da doença foram diagnosticados.

O secretário de Saúde, Edvaldo Lima, destacou o sucesso da campanha. “Mesmo que a pessoa atendida não seja diagnosticada com a doença, ela é instruída e se torna uma multiplicadora do conhecimento sobre a hanseníase.”