Endereço: Avenida Vitorino Panta, Quadra 06, Lote 08 e 09, Centro

Teve início nesta semana a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos da área rural do município de Lagoa da Confusão-TO.

04/02/21

Após essa primeira etapa, será a vez dos animais da zona urbana. A vacina previne a raiva, doença que pode ser fatal.

A aplicação é feita em animais acima de três meses de idade.

A Secretaria de Saúde alerta que os animais serão vacinados nas próprias residências rurais, de acordo com o cronograma de visitas dos agentes. Não sendo necessário conduzi-los a nenhum posto de vacinação. Durante a imunização é necessária a presença de um acompanhante com porte e domínio sobre o animal a ser vacinado, além de usar máscara para que o procedimento seja feito de forma eficaz e segura.

O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordidas e eventualmente, pela arranhadura e pelo contato da língua dos animais com as mucosas ou pele lesionada.

A vacina é disponibilizada pelo município e aplicada sem nenhum custo para os donos de animais.