Card image cap

Turismo: Em parceria com o SEBRAE, Município de Lagoa da Confusão-TO realiza reunião para elaboração do Plano Municipal de Turismo

10 de Março de 2022 | Noticias

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lagoa da Confusão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE, está promovendo o debate sobre os potenciais turísticos do município. Como parte desse processo, a I reunião presencial de elaboração do Plano Municipal de Turismo de Lagoa da Confusão, foi realizada nesta quarta-feira, 09 de Março, com a presença de consultores do SEBRAE, empresários da cidade, do Prefeito Thiago Carlos, do Secretário de Turismo Leandro Gama, dentre outras lideranças.

Na oportunidade, foram discutidas formas de incentivar e ampliar a oferta de produtos e serviços do município, visando potencializar o turismo local. Com ampla experiência na elaboração de planos como este, os consultores do SEBRAE, fizeram uma explanação dos benefícios que um planejamento a longo prazo traz para todo o município: “É a política do "ganha-ganha". Justamente porque com esse planejamento, todo mundo sai ganhando: o turista que visita, o comerciante que vende produtos e serviços, o meio ambiente que é preservado, dentre outros benefícios," pontuou Fábio, Consultor do presente evento.

Já o Secretário Leandro, fez uma avaliação de todo o processo, agradecendo aos envolvidos e destacando a realização do inventário da oferta turística: “Foi uma fase na qual foi feito um levantamento de todos os serviços e produtos turísticos que nós temos. Foi uma experiência maravilhosa! Identificar tantos potenciais do nosso município que merecem ser explorados, foi um processo surpreendente até para nós que estamos envolvidos diretamente com o Turismo.”

Com o plano Municipal, a ideia é explorar o potencial turístico de Lagoa da Confusão-TO ampliando a visitação, a valorização da cultura, gastronomia, e ainda potencializar a geração de emprego e renda junto à comunidade local.

A Consultora e palestrante Tatiana Fernandez ressaltou que “a essência do planejamento vem do morador local'' e que “apesar de ser articulado pela prefeitura e pelo SEBRAE, o inventário é um documento da comunidade." Com experiências em regiões como as Serras Gerais, no sudoeste do estado, e em municípios como Bonito-MS, Tatiana afirmou que "a questão de planejamento estratégico torna os processos mais rápidos e certeiros, sendo este o grande diferencial de um município."

O Plano Municipal de Turismo tem como objetivo planejar e organizar as ações futuras do município referentes ao turismo. O processo iniciado em Agosto de 2021 é composto de várias fases, dentre elas as visitas, conversas informais e reuniões com lideranças e entidades representativas da comunidade. Foi feito também um levantamento da oferta e da demanda turística, cadastrando serviços como hotéis, restaurantes e pontos de visitação. O Plano tem o intuito de evitar perdas de recursos não apenas financeiros, mas como de tempo, que são essenciais na gestão pública.

Clique na imagem para expandir