Prefeitura de Lagoa da Confusão realiza audiência pública

25/05/18

Dialogar com a sociedade e prestar contas das ações do primeiro quadrimestre de 2018. Estes foram os principais objetivos da audiência pública promovida pela Prefeitura de Lagoa da Confusão por meio da secretaria de Planejamento. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 24, no Centro Cultural Lêda Bernadon e foi prestigiado por centenas de pessoas, que participaram com questionamentos e sugestões que dentro das possibilidades futuramente podem ser atendidas. O prefeito Nelsinho Moreira abriu os trabalhos e destacou a importância de uma gestão transparente. “Agradeço a presença de todos. A participação da comunidade é muito importante para continuarmos avançando.”

Na ocasião, cada secretário teve a oportunidade de apresentar o balanço das pastas que representam. Os trabalhos foram conduzidos pelo chefe de gabinete Marilson Teles. O primeiro a se apresentar foi o secretário de Administração e Finanças, Luís Carlos, ele deu destaque para o investimento feito na capacitação dos servidores, apresentou as receitas e despesas do município.

Quem deu sequência a apresentação foi a secretária de Saúde, Magda Avello. Ela descreveu os gastos por despesa, apresentou o quadro de servidores, os números de atendimentos e destacou importantes ações da Saúde. Entre elas, os investimentos na saúde do homem, de jovens e adolescentes, gestantes, pessoas com transtornos mentais. Teve destaque também o trabalho da vigilância sanitária, da regulação, do setor odontológico, dos agentes de endemias. Outra preocupação da atual gestão é o aparelhamento da saúde.

O secretário de Agricultura, Mauro Brito também teve espaço para divulgar suas ações. Durante este quadrimestre foi possível construir dois mata burros no Loroty e por meio de parceria melhorar as estradas vicinais. Outra iniciativa importante é a reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Rafaela Moreira, secretaria de Assistência Social e Habitação aproveitou o espaço para apresentar o número de pessoas atendidas pelos programas sociais aderidos e desenvolvidos pela Assistência Social, lembrou da distribuição de materiais de ajuda humanitária nas aldeias e enumerou os resultados do projeto Cidadania e Ação. Foi um a oportunidade também para tirar dúvidas a respeito dos cadastros habitacionais.

Durante o evento o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Alan Coelho, destacou o fomento ao esporte por meio de importantes campeonatos realizados na cidade, e os incentivos da participação de equipes locais em eventos esportivos fora de Lagoa da Confusão, teve destaque também as ações voltadas para o público infantil. Mais de 700 atletas participaram das atividades desenvolvidas pela pasta.

A secretaria de Educação e Cultura também somou importantes resultados. Estes foram apresentados pela secretária Neura Maria. Investir nos profissionais é uma prioridade, por isso, os professores da rede municipal participaram de uma Jornada Pedagógica, foi possível capacitar também os membros do Conselho Municipal de Educação e implementar o diário digital.

As ações da secretaria de Meio Ambiente e Segurança Pública foram repassadas por Suzanny Leão. A secretária apresentou o quadro de servidores, a rota de limpeza, as ações junto as aldeias e o Loroty, a estruturação da sinalização da cidade, o esforço para a municipalização do trânsito, o serviço de video monitoramento feito pela Guarda Municipal entre outras. Sobre o Turismo ela destacou a revitalização da passarela da orla e a participação no projeto etnoturismo desenvolvido na Ilha do Bananal pela Funai e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins.

Presente no evento secretário de Desenvolvimento Urbano, João Gasparetto, passou a apresentação para o servidor Alberto. Entre as várias ações desenvolvidas pela pasta estão a operação tapa buracos, a recuperação da frota e de um barco para atender a aldeia Santa Isabel com capacidade de transportar 150 pessoas, distribuição de equipamentos de proteção individual, manutenção das estradas.

O número de propostas cadastradas pela Prefeitura de Lagoa da Confusão foi apresentado pelo secretário de Planejamento, Durval Júnior ao todo, foram mais de R$7 milhões. Coube a esta pasta também a retomada da sala do empreendedor.