Nota de Esclarecimento

11/06/18

A Secretaria Municipal da Saúde através da Vigilância Epidemiológica, comunica a toda a população, que foi confirmado o primeiro caso de influenza A- H1N1 no município de Lagoa da Confusão.

A Secretaria da Saúde esclarece que já vem efetuando campanha de vacinação contra influenza desde 23 de Abril de 2018 para os grupos prioritários.

Ressaltando que a Vigilância Epidemiológica do município já esta tomando todas as providencias necessárias em relação ao caso, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde e que qualquer alteração no quadro epidemiológico do município em relação à influenza H1N1 será enviada nota oficial.

Grupo prioritário

Integram o grupo prioritário para imunização: Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como Diabetes, Hipertensão e Câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Cuidados

há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias, recomenda-se que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel 70% ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente, e sempre evitar aglomerações de pessoas.

Recomendações

Recomenda-se também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente uma Unidade Básica de Saúde.