Nota de Esclarecimento

20/06/18

A secretaria municipal de saúde, através da vigilâcia epidemiológica, informa que foram confirmados 02 casos de influenza: 01 caso confirmado de Influenza A H1N1(já divulgado) e 01 caso confirmado de Influenza B. O paciente do caso de H1N1 chegou a óbito. Já o caso confirmado de influenza B, o paciente foi medicado de acordo com o protocolo, recebeu alta médica e está se recuperando em casa.

Esclarecemos ainda, que a influenza possui três subtipos: Influenza A H1N1; Influenza A H3N2; Influenza B. O estado do Tocantins teve 102 casos suspeitos, sendo 29 casos confirmados, e desses 7 óbitos. A influenza (gripe), ocorre durante todo o ano, mais frequentemente no outono e no inverno quando as temperaturas caem. Sintomas: febre, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, prostração, dor nas articulações.

As medidas de prevenção são simples: imunização para grupos prioritários, que são pessoas com maior pré disposição para pegar a gripe e desenvolver sintomas graves. Outras formas de prevenção são: Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações de pessoas, não compartilhar objetos, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70% .

A vigilância epidemiológica municipal está à disposição para mais esclarecimentos e informa que qualquer mudança no quadro epidemiológico do município, a população será informada, assim como foi no primeiro caso confirmado.