Prefeitura de Lagoa da Confusão aderiu à campanha nacional contra a Leishmaniose e realiza ação de orientação

09/08/18

Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas da população sobre a leishmaniose os agentes comunitários endemias, durante as visitas de rotina estão distribuindo panfletos informativos sobre esta doença.

A Leishmaniose visceral é uma doença grave, que pode acometer homens, cães, e outros animais. Ela é considerada uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano), e que, se não tratada , pode levar a morte.

Essa enfermidade é transmitida através da picada do "mosquito palha" infectado.

A Leishmaniose não é transmitida para os gatos, porém entre os animais domésticos, os cães são os mais acometidos por essa doença, que, no caso dos cães, é denominada pelos profissionais de leishmaniose Visceral Canina.

Essa patologia não é transmitida por contato direto, e sim, quando um mosquito infectado, pica um animal sadio. Lembramos que o cão não é um transmissor da doença e sim um hospedeiro, assim como o ser humano.

Sintomas da doença no homem:

Febre por periodo prolongado;
Emagrecimento;
Aumento do baço;
Fraqueza

Obs: aparecendo esses sintomas procure imediatamente um médico

Sintomas nos cães:

Emagrecimento;
Aumento do baço;
Vômito;
Fraqueza;
Queda de pelos;
Crescimento das unhas;
Feridas no focinho, orelhas e patas

Obs: Caso seu cão esteja com esses sintomas, entre em contato com o setor de endemias na secretaria municipal de saúde.

Lembre - se! O vilão não é o cão e sim o mosquito, por isso é importante evitar sua proliferação! O mosquito se reproduz em matéria orgânica em decomposição, como monte de folhas, restos de grama e de poda de arvores deixados em lugares umidos e sombreados, então devemos evitar o acumulo desses materiais próximos a nossa casa!

É recomendada colocação de telas nas portas , janelas e abrigo dos cães para impedir entrada do mosquito, que tem hábito noturno, assim como uso de repelentes.