Aldeias indígenas da região de Lagoa da Confusão recebem ações de limpeza e reparos

10/09/18

A Prefeitura de Lagoa da Confusão, atendendo um pedido dos indígenas, por meio da secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano está investindo na infraestrutura das aldeias da região.

Ao todo, mais de 120 Km de estradas estão sendo patroladas beneficiando os indígenas das aldeias Santa Izabel do Morro e Fontoura. Nas aldeia Tiode, Santa Izabel do Morro, Macaúba e Fontoura o trabalho esta concentrado na limpeza dos locais.

Para o cacique da aldeia Fontoura, Cleber Ixydeo Karajá a atual gestão municipal está realizando um excelente trabalho. “O prefeito Nelsinho e sua equipe está agradando muito nossa comunidade. Nunca existiu um prefeito para cuidar tanto dos indígenas como ele. Ele enxerga nós, trabalha nas aldeias, nos assentamentos e na cidade”.

Com o objetivo de evitar o avanço das queimadas, comuns esta época do ano, nas aldeias Santa Isabel do Morro e Tiode o trabalho de recuperação de estradas foi essencial para permitir o acesso das equipes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Durante esses dias outras estradas também foram abertas.

As equipes estão nas aldeias desde o mês de julho, empenhada também no reparo dos veículos que dão suporte aos moradores das aldeias e no transporte de palhas para a construção de novas casas.

“Só quem conhece a realidade das aldeias é que pode entender o quanto eles precisam do apoio do poder público”, lembrou o prefeito Nelsinho Moreira.

Para o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, João Gasparetto, estas iniciativas buscam amenizar a falta de estrutura das aldeias. “Estas novas ações de infraestrutura, entre outras já realizadas, proporcionarão mais conforto e qualidade de vida aos indígenas. Isto é gratificante.” O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de sua equipe.