Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado em Lagoa da Confusão

20/06/19

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade a respeito do combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa, a Prefeitura Municipal de Lagoa da Confusão, por meio da secretaria de Assistência Social e Habitação e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15.

O evento, que teve como tema “Envelhecer com Respeito: um direito de todos”, aconteceu no Clube Lagoa da Ilha, nesta quarta-feira, 19. “A ideia foi levar informação aos nossos idosos. Muitas vezes eles são explorados e violentados e desconhecem seus direitos”, lembrou a secretária de Assistência Social e Habitação, Rafaela Moreira.

O prefeito, Nelsinho Moreira, apoia esta causa. “Cuidar dos nossos idosos é um dever de todos nós. Devemos respeitá-los e tratá-los sempre com dignidade e carinho.”

A programação contou com medição de pressão, panfletagem com material sobre os tipos de violência cometidas contra a pessoa idosa, cofee break, além de uma apresentação cultural com Léo Nunes.

No evento, os idosos se divertiram e ainda tiveram momentos de reflexão com o debate e o fortalecimento de ideias que buscam erradicar quaisquer tipos de maus tratos contra à pessoa idosa. Na oportunidade, eles conheceram as representações elaboradas pelo idoso sobre violência e maus tratos, assim como suas estratégias para vencê-las ou minimiza-las. Estas informações foram repassadas pela psicóloga, Verônica Medeiros durante uma palestra.