Sistema Integrado de Monitoramento é implantado na Lagoa da Confusão em parceria com a PM

28/07/17

Com o objetivo de proporcionar mais segurança ao município de Lagoa da Confusão, câmeras de videomonitoramento estão sendo implantadas na cidade. A iniciativa é uma parceria da Polícia Militar com a prefeitura e membros da comunidade.

O investimento foi de 66 mil reais, o que possibilitou a aquisição de 42 câmeras de vigilância, sendo 06 speed dome, 30 câmeras ip e seis em HD. Essas câmeras serão interligadas a uma central de monitoramento. O local escolhido foi a sede da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Lagoa da Confusão. O monitoramento vai acontecer durante 24h.

A instalação das câmeras teve início no mês de abril deste ano e algumas já estão operando. A previsão é que até o mês de agosto todas estejam funcionando. Estão previstas seis pessoas para atuarem como operadoras do sistema, sendo três policiais militares e três guardas municipais.

A implantação de toda essa tecnologia de monitoramento será feita por meio de fibra ótica. O sistema permite acesso às imagens em tempo real. “Uma das câmeras adquiridas, a speed dom, facilita o monitoramento de grandes ambientes com agilidade e controle preciso do zoom. Ela pode ser movimentada pela mesa controladora que ficará na unidade da PM, ou até mesmo pela internet”, informou o comandante da 4ª CIPM, capitão Sthefan Bravin Ponche.

Para o prefeito, Nelson Alves Moreira, a implantação do projeto com a Polícia Militar “é uma parceria que deu certo”. Segundo ele, a prefeitura juntamente com a comunidade, acredita que esse investimento tem grande relevância para inibir as ações dos criminosos. “A participação dos policiais militares nesse contexto é muito importante” afirmou o prefeito.

De acordo com comandante da 4ª CIPM, capitão Bravin, o uso dos recursos tecnológicos contribui para um policiamento mais eficiente. O comandante disse que no município já existem outras câmeras de monitoramento, portanto a cidade será vigiada por mais de 42 câmeras. Ele destaca ainda que já está em estudo a aquisição de um drone, mais uma ferramenta de grande avanço tecnológico para auxiliar os policiais que atuam na Companhia.