Conselheiros Tutelares e Suplentes passam por capacitação em Lagoa da Confusão

17/12/19

Os novos membros do Conselho Tutelar e Suplentes de Lagoa da Confusão participaram, na última semana, de uma capacitação. O evento que teve como objetivo conscientizar ainda mais o grupo sobre esta importante função aconteceu no Centro Cultural Lêda Bernadon.

Foram eleitos cinco conselheiros e 11 suplentes. Durante o encontro, foram apresentados os deveres e os desafios do dia-a-dia de um conselheiro e abordados os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e apresentada toda a rede de proteção.

A Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social e Habitação, Rafaela Moreira, considera esta capacitação muito importante. “Para ser um bom conselheiro é preciso ter sensibilidade e amor pelo que faz, estar bem informado e contar com o apoio das entidades.”

Para o prefeito, Nelsinho Moreira, o papel do conselheiro tutelar é muito para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Parabenizo todos os conselheiros eleitos e desejo a eles um excelente trabalho.”

O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA. Ao final do curso, os participantes receberam certificados, reconhecendo sua participação no evento.

A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 10 de janeiro de 2020. Eles estarão à frente do Conselho Tutelar de 2020 a 2023.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo as atribuições previstas nos artigos do estatuto da Criança e do Adolescente.