Prefeitura de Lagoa da Confusão lançará campanha “Fique Sabendo”

16/08/17

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da realização de exames para detecção do vírus HIV, além de sífilis e hepatites B e C a Prefeitura da Lagoa da Confusão por meio da secretaria de Saúde lançará amanhã, 18, a campanha “Fique sabendo”. A campanha segue até o mês de dezembro e oferece exames de graça. “Nossa meta é realizar 1.500 exames. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV. Se o teste der positivo, é importante iniciar imediatamente o tratamento médico,” destacou a secretária de Saúde Magda da Rosa Avello.

Serão mobilizados para a ação, profissionais de saúde de diferentes áreas (Gestores, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes sociais, Agentes Comunitários de Saúde). Serão realizadas atividades de testagem em dias e horários pré- determinados nas unidades de saúde e fora das unidades de saúde, para expandir o acesso do exame anti-HIV à população. “O teste rápido do HIV, feito a partir de punção digital, com pequena amostra de sangue, demora cerca de 30 minutos e sua eficácia é igual ao tradicional. Os testes de sífilis e hepatites B e C utilizam a mesma tecnologia do exame para HIV,” reforçou a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica Graziela Arruda.

Para divulgar a ação serão realizadas palestras na rede de ensino, confeccionados e distribuídos cartazes, folders sobre a importância da testagem, além de camisetas, para profissionais de saúde envolvidos na campanha. Os testes para sífilis e hepatite B são tão importantes quanto o de HIV. Em caso de soro positividade, possibilita tratamento precoce, interrupção da transmissão de mãe para filho, assim como para os parceiros.

O prefeito Nelsinho Moreira faz um apelo para as pessoas realizarem os exames. “É importante que as pessoas tenha consciência da importância de cuidar da própria saúde. Estamos fazendo a nossa parte e oferecendo o exame contamos agora com a sua participação,” reforçou.

Fique Sabendo”

Fique Sabendo” é uma campanha lançada pelo ministério da saúde em 2014 para a ampliação do diagnóstico precoce do vírus HIV a população e agora adotada pela vigilância epidemiológica municipal em parceria com a Atenção Básica para a realização de testes rápidos para diagnostico e tratamento precoce da AIDS,afim de interromper o ciclo de transmissão.

Dados

Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2016, O Brasil tem 842.710 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Nos últimos 5 anos cerca de 41,1 mil casos, em média, tem sido notificados. Observando-se a epidemia por região em um período de 10 anos, 2001 a 2011, a taxa de incidência caiu no Sudeste de 22,9 para 21,0 casos por 100 mil habitantes. Nas outras regiões, cresceu: 27,1 para 30,9 no Sul; 9,1 para 20,8 no Norte; 14,3 para 17,5 no Centro-Oeste; e 7,5 para 13,9 no Nordeste. Vale lembrar que o maior número de casos acumulados está concentrado na região Sudeste (56%). Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde entre os anos de 2006 e 2015 o número de infectados na faixa etária entre 15 e 19 anos subiu consideravelmente, cerca de 187,5%.

No estado do Tocantins foi registrado do ano de 2001 a 2017, o total de 2769 casos de AIDS no estado.