Prefeitura de Lagoa da Confusão lança campanha contra a Dengue e Leishmaniose

10/03/20

A Prefeitura de Lagoa da Confusão,por meio da Secretaria de Saúde, lançou, nesta segunda-feira, 09, a campanha “Combate Duplo” contra Dengue e a Leishmaniose.

Esta iniciativa tem como objetivo mobilizar a população para a prevenção da proliferação dos mosquitos transmissores das doenças.

Durante a campanha, os agentes de endemias irão realizar visitas às casas para analisar a limpeza dos quintais. O Dia D está marcado para o dia 30 de abril, com palestras, premiações e sorteio de cestas básicas.

Para concorrer ao sorteio, o morador deverá estar com o quintal limpo e obedecendo a alguns critérios.

A regra para concorrer a cesta básica é simples e lembra o que ocorre com as luzes dos semáforos. O cartão verde significa que a situação é normal na residência e não há pontos com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e do mosquito palha e o morador terá direito a concorrer a cesta básica. Se o morador receber um cartão vermelho, os moradores serão orientados a agir contra os mosquitos e não terão direito a concorrer a cesta básica.

O Secretário de Saúde, Edvaldo Lima, alerta para a importância do combate ao mosquito. “A ação da população é de extremamente importante pois a prevenção é a nossa principal arma. Por isso, resolvemos premiar e incentivar boas condutas.”

Critérios

Ausência de recipientes que possam acumular água

Caixa de água tampada

Ausência de acúmulo de lixo orgânico

Ausência de folhas em decomposição

Canil limpo sem fezes acumuladas

Ausência de galinheiro

Ralos limpos e com tela

Galões, toneis, poços, tambores bem vedados, garrafas vazias e baldes com a boca para baixo

Plantas sem acúmulo de água

Vasos sanitários, sem uso,fechados

Pneus, sem água, em lugares cobertos.