Nelsinho Moreira prestigia festa Hetohoky - um ritual tradicional entre os povos indígenas da região

16/03/20

O prefeito de Lagoa da Confusão, Nelsinho Moreira, acompanhado do Secretário de Juventude, Esporte e Turismo Alan Coelho, prestigiou, neste final de semana, a tradicional festa Hetohoky, considerado o maior ritual indígena entre os povos do Tocantins.

Esta semana, o evento aconteceu nas aldeias Santa Isabel e Macaúba.O ritual reúne todas as aldeias da região da Ilha do Bananal em torno da sua preparação, que inclui a orientação dos meninos para a caça e pesca.

“Está é uma festa linda, emocionante e que demonstra a força da cultura indígena. Para nós da Prefeitura de Lagoa da Confusão é um prazer participar e apoiar este evento,” destacou Alan Coelho.

Festa Hetohoky

A festa indígena, que representa a passagem da infância para a vida adulta dos meninos indígenas da comunidade, faz parte da tradição da etnia Karajá.

Além de expor a beleza e a exuberância das apresentações, a festa promove a diversidade da cultura indígena e demonstra a força e a importância da etnia na construção da identidade cultural do Estado.

As crianças indígenas são preparadas para o Hetohoky por cerca de um mês. A preparação inclui ida para a floresta, onde, como parte do ritual. Os meninos aprendem a caçar, a pescar e valorizar a natureza de onde a aldeia tira o sustento para a família. Além disso, ficam presos por uma semana numa casa de nome Hetohoky, ou casa grande. Os meninos karajá não podem sair e nem receber visitas de mulheres ou de outras crianças. Só alcançam a maioridade após dois anos de diversos rituais.