Estudantes pesquisam potenciais turísticos da Lagoa da Confusão

11/05/17

O município de Lagoa da Confusão, localizado a 206 km da capital, é considerado o portal de entrada da maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. Com um forte potencial para a produção agrícola, Lagoa da Confusão também já foi considerada um importante ponto turístico do Tocantins.

Com o objetivo de resgatar o potencial turístico do município, estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Campus Palmas, do IFTO, visitaram Lagoa da Confusão, e conversaram com a comunidade local, empresários e gestores públicos. As informações coletadas serviram para a elaboração de um trabalho acadêmico que simula um Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) para o município.

Os resultados principais foram apresentados em um evento realizado pela coordenação do curso nesta quinta-feira, 9, no Campus Palmas, e que contou com a presença do prefeito de Lagoa da Confusão, Nelson Alves Moreira, do diretor de Planejamento e Projetos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Marcos Miranda, além de representantes do empresariado local e do diretor-geral do Campus Palmas, Octaviano Furtado.

A professora que coordena a atividade, Veruska Dutra, explicou que essa atividade é parte obrigatória da disciplina de Planejamento Turístico, e o objetivo é mostrar o funcionamento real de uma ferramenta de planejamento para o setor turístico. "A primeira atividade nós realizamos em São Félix do Tocantins, e dessa vez nós escolhemos Lagoa da Confusão porque o município possui um forte potencial turístico e biomas que representam o pantanal e o cerrado, além de ser o portal da Ilha do Bananal e ter uma comunidade muito diversificada, com a presença de aldeias indígenas", explicou.

Carla Ferreira da Silva, a estudante que atuou como coordenadora dessa atividade, ressaltou a importância dessa atividade. "Como coordenadora, eu aprendi muito, tanto na elaboração do documento como no desenvolvimento da liderança", disse a estudante, e destacou que atividades assim facilitam a inserção no mercado de trabalho, pois fornecem experiência prática.

O prefeito Nelson Moreira, que acompanhou a apresentação do PDT elaborado para Lagoa da Confusão, disse que a escolha pelo município foi de extrema importância para a região, e representa o começo de um trabalho novo que a gestão tem vontade de continuar. "Nós temos um potencial turístico muito grande, a região é muito bonita, e é muito interessante realizar um planejamento para desenvolvimento do setor, pois fortalece a economia local", afirmou o prefeito.

O diretor de Planejamento e Projetos Estratégicos da Seden destacou a importância desse tipo de documento para o município. "Um planejamento que vem da academia passa por um grupo com expertise para fazer as proposições necessárias para realizar o desenvolvimento municipal, e o governo precisa aproximar muito das instituições de ensino para aproveitar esse capital intelectual e, consequentemente, propor um planejamento mais consistente da atividade do turismo", reforçou o diretor.

Os participantes do evento também puderam conferir uma exposição de fotos feitas pela professora Jaimile Cunha, que retratou a fauna e a flora da região de Lagoa da Confusão.

Texto: Thâmara Figueiras/IFTO