Prefeitura de Lagoa da Confusão participa de força tarefa para retirada de indígenas de área de risco

14/03/18

A cidade de Lagoa da Confusão e outros cinco municípios do Estado, todos da região sudoeste, mais conhecida como Vale do Araguaia seguem em alerta por causa do excesso de chuvas. Nesta terça-feira, 13, teve início uma força tarefa envolvendo a Prefeitura de Lagoa da Confusão, as Defesas Civis do Município e Estado, Exército Brasileiro e Funai para a remoção de aproximadamente 40 indígenas da etnia Krahô da aldeia Takaywrá na Ilha do Bananal, que deve acontecer hoje, 14.

Um alojamento provisório está sendo montado no Ginásio de Esporte de lagoa da Confusão para receber as famílias. O prefeito de Lagoa da Confusão, Nelsinho Moreira, destacou a importância da parceria entre estes órgãos com o objetivo de garantir mais segurança a esta comunidade diretamente prejudicada com as recorrentes chuvas. “Nós demos todo o apoio necessário para proporcionar mais segurança a estas famílias. Estamos tentando, da melhor forma possível, contribuir para diminuir os prejuízos e sofrimentos do nosso povo que passa por esta situação.”

Esta aldeia estava completamente isolada, sem acesso a itens básico, como água potável. A situação estava sendo monitorada pelos órgãos competentes. Após uma reunião, foi definida uma estratégia de atuação e logística para dar início a remoção.

No mês passado o Governo do Estado decretou situação de emergência na região por causa dos alagamentos. A medida vale para Cristalândia, Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium e Santa Rita do Tocantins.