Situação de emergência: Lagoa da Confusão deve receber ajuda humanitária

24/03/18

O prefeito de Lagoa da Confusão, Nelsinho Moreira e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Rafaela Moreira, participaram ontem, 23, de uma reunião na Defesa Civil do Tocantins em Palmas.

Na ocasião, foi anunciada uma ajuda humanitária aos municípios prejudicados com o excesso de chuvas. Em breve o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deve realizar a entrega de alimentos, produtos de higiene pessoal e colchões aos seis municípios do Vale do Araguaia entre eles Lagoa da Confusão. A ação conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional.

“Esta ajuda vem em uma boa hora. Nós já estamos com os levantamentos das famílias a serem beneficiadas. Todo o procedimento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social,” destacou Moreira.

Durante reunião foi decidido que cada gestor deverá fazer um balanço da situação da população afetada que resida em áreas rurais e em comunidade tradicional indígena. De acordo com o superintendente estadual da Defesa Civil, o major bombeiro Diógenes Madeira, após este levantamento, cada município deverá recolher os materiais necessários para cada família atingida pelas chuvas. “Estamos realizando um trabalho ordenado para que nenhum município inscrito no Decreto Estadual deixe de receber os benefícios emergenciais”, ressaltou.

Ações

Paralelo à entrega de mantimentos e produtos, a Defesa Civil Estadual vem atuando em outras ações operacionais decorrentes das fortes chuvas que caíram no Tocantins nos últimos dias, como o atendimento aos indígenas de Lagoa da Confusão que estão alojados provisoriamente no ginásio de esportes da cidade, como também acompanhando os trabalhos de reconstrução da rodovia TO-080, que conta com o apoio do Exército Brasileiro e de diversos órgãos estaduais.