Lagoa da Confusão receberá carreta de Saúde

11/05/17

Em comemoração ao Dia das Mães a Prefeitura de Lagoa da Confusão e o Sindicato Rural em parceria com Sistema CNA / FAET / SENAR por meio do programa Útero é Vida realizará exames de prevenção de câncer de colo de útero e de próstata em moradores da cidade. A mobilização acontecerá no domingo, 14 de maio, a partir das 07 horas, no Centro Cultural Lêda Bernardon. O evento prevê ainda aferição de pressão, testes de glicemia, terá um café da manhã e uma palestra com a psicóloga Eliana Victor.

O Programa

O programa Útero é Vida realiza exames de prevenção ao câncer do colo do útero, através do exame Papanicolau (PCCU). Já o programa Porque Saúde é Amor faz exames de prevenção ao câncer de próstata através da coleta de sangue para realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA). Os exames são realizados em consultórios móveis na Carreta da Saúde.

Para fazer o exame Papanicolau as pacientes devem não manter relações sexuais por pelo menos 48 horas e os homens por 72 horas, além de não ingerir bebida alcoólica e não andar a cavalo ou bicicleta por, no mínimo, 24 horas.